CULTURA - TOMATE
A ISCA Tecnologias Ltda vem a seis anos oferecendo seu empenho para a cultura do tomate. A maior conquista foi o registro junto ao MAPA do ISCAlure Tuta, um feromônio de síntese extremamente complexo, que está disponível comercialmente aos produtores.
ISCALURE TUTA
O
FEROMÔNIO sintético da traça do tomate é impregnado em septos de borracha. A duração em campo deste feromônio é de 30 dias. Usados em armadilhas Delta Plásticas ajudam o produtor a tomar melhor decisão de quando fazer a aplicação de inseticida, obtendo maior eficiência no controle de pragas.
COLETA MASSAL
A resistência da traça aos inseticidas está ficando gravíssimo, estudos demonstram que o uso indiscriminado de inseticida esta acabando com o seu efeito. Existe hoje em dia cerca de 60 formulações de inseticidas registradas para o controle da traça. Deste montante apenas 4 são considerados eficientes, sendo que 2 destes já começam a se perder sua efetividade em algumas localidades do país, perdendo. Logo, o cenário fitossanitário da tomaticultura está se tornando insustentável. Nesse contexto, a
COLETA MASSAL pode ser um interessante coadjuvante, evitando a perda de moléculas inseticidas por resistência, na tomaticultura, além de otimizar o controle.
EVENTOS
1º Seminário Estadual de Tomate
Data: 05 de setembro de 2007
Local: Teatro do Contestado, UnC-Caçador
Endereço: Rua Victor Batista Adami, 800, Centro
Fone/Fax (49) 3561.6200 e (49) 3563.2033
CEP 89500-000 Caçador, SC.