Newsletter

Cadastre-se e receba informações e notícias em seu e-mail

 

KIT TECHLURE SERRICORNE

 

R$ 264,13 10 Atrativos + 10 Armadilhas

 

 

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O TECHLURE SERRICORNE é um atrativo específico e seletivo para o Besouro-do-Fumo - Lasioderma serricorne. Quando usado com armadilhas identifica a presença da praga além de auxiliar na tomada de decisão de controle com dados precisos de flutuação populacional do inseto.

 

 

VANTAGENS

Feromônios sintéticos são específicos para a espécie e por isso práticos, pois somente a praga alvo é atraída, facilitando a inspeção da armadilha e viabilizando programas de monitoramento. Com a informação de captura de insetos adultos é possível antecipar as práticas de controle antes que estes gerem danos, trazendo maior eficiência no uso de inseticidas e economia por redução de aplicação e dano na planta. Além disso o feromônio pode ser usado em armadilhamento massivo como método de controle.

 

 

BIOLOGIA

As fêmeas colocam os ovos em pequenas fendas nos fardos de fumo, onde é praga originalmente importante, ou nos charutos, mas não nas folhas de fumo no campo, mas está aparecendo com certa frequência, perfurando sementes e grãos de soja, provocando prejuízos aos armazenadores, e ameaçando a qualidade do produto oferecido nos mercados interno e externo. 

O adulto é um besouro (Fig. 4) de corpo ovalado, de coloração castanho-avermelhada, recoberto por pêlos claros. O comprimento varia de 2 mm a 3 mm, sendo as fêmeas maiores. Suas antenas são dentadas e salientes. O ciclo completo é de 60 a 90 dias e apresenta cerca de 3 gerações por ano.

 

 

DANO

É uma praga cosmopolita, cujas larvas maiores escavam galerias. As larvas se alimentam dos produtos onde fazem as galerias, como é o caso da soja armazenada. Não é capaz de atacar plantas vivas, embora ataque um grande número de produtos em depósitos, entre estes, frutos secos, papéis, tapetes, forros, grãos, farelos, farinhas, massas, biscoitos e rações.

 

 

INDICAÇÃO DE USO

Use TECHLURE SERRICORNE em áreas onde houver presença do Besouro-do-Fumo, como silos, armazéns, depósitos e fábricas de beneficiamento de folhas de fumo, bibliotecas, portos e aeroportos, também em áreas de armazenamento de farináceos, legumes, cereais, frutas secas e especiarias.

PRODUTO EXCLUSIVO PARA USO EM ÁREAS URBANAS. NÃO DEVE SER USADO EM ÁREAS AGRÍCOLAS OU FLORESTAIS.

 

 

INSTRUÇÃO DE USO

MONITORAMENTO: Após montar a armadilha Fina (fig. 2), retirar o TECHLURE Serricorne (fig. 1) do envelope com luvas descartáveis de látex, ou pinça, e colocar no interior da armadilha. Pendurar a armadilha a uma altura de 1,5 m do chão, nas paredes do depósito.

Inspecione as armadilhas regularmente. Os dados coletados devem ser anotados em uma planilha apropriada. Com a anotação da data, associada ao número de bessouros capturados é possível analisar a flutuação populacional e intervir com a melhor forma de controle.

Troque a armadilhas sempre que perder adesividade.

 

MONTAGEM DA FINATRAP:

Finatrap - montagem

make animated gifs like this at MakeaGif

 

 

CAPTURA MASSAL: Para fazer captura massal é necessário aumentar a quantidade de armadilhas por área, quanto maior a densidade de armadilhas mais eficiente o sistema.

 

 

MECANISMO DE FUNCIONAMENTO

O TECHLURE SERRICORNE libera o feromônio que atrai os besouros, os insetos são atraídos pelo cheiro e acabam sendo capturados e presos em armadilha. 

 

 

DOSES

Usar um ponto de monitoramento com uma armadilha e um atrativo TECHLURE Serricorne em cada ambiente ou a cada 100 m2. 

 

 

FREQUÊNCIA DA TROCA

Troque o atrativo a cada 4 ou 8 semanas, dependendo das condições do tempo.

 

 

COMERCIALIZAÇÃO

Vendido em embalagens de 10 unidades de atrativos mais 10 unidades de armadilhas.

 

Arquivos para download